I made this widget at MyFlashFetish.com.

Boletim no 15.

Boletim_no15 ">

Rio Tinto, as suas raizes.

Rio Tinto é a maior e mais urbanizada freguesia do concelho de Gondomar. Um documento do séc. XII refere-se ao lugar como vizinho de “Castrum amai” em território Portucalense.
Foi pertença do alcaide Mendo Estrema, rico homem de Gondomar por ocasião da invasão mourisca de 1191.

O nome Rio Tinto terá a sua origem, segundo a lenda, na batalha travada entre Cristãos e Mouros.
O sangue dos soldados tingiu as águas do pequeno ribeiro ficando o lugar a chamar-se de Rio Tinto.

Assim está registado em verso:

"Guerra assim bradará aos céus
Ai! Pois tanto se lutaram
Que até o riacho ficara
Tinto de sangue, meu Deus!"

Existem autores como Simão Rodrigues Ferreira que consideram o nome de Rio Tinto existir antes deste célebre combate e justificam-no com a natureza do solo.
O rio corre em terreno onde abunda o grés vermelho e daí a sua cor.

Rio Tinto é uma das 12 Freguesias do Concelho de Gondomar do distrito do Porto.


Dados Históricos

1062 – Foi fundado um convento de freiras agostinhas, integrado no antigo julgado da Maia

1141 – D. Afonso Henriques deu foro de couto, em 20 de Maio, a este convento

1191 – D.Sancho I concede o couto de Gondomar ao Bispo do Porto, D. Martinho Rodrigues

1218 – É confirmada a doação de D. Sancho I por carta de D.Sancho II e, de novo confirmada pelo filho, D. Afonso II

1515 – É concedido ao Município de Gondomar o último foral, por D. Manuel I

1535 – Foi extinto o mosteiro das freiras agostinhas tendo os seus privilégios ficado para o mosteiro beneditino de Avé Maria do Porto

1867 – De 26 de Junho a 14 de Janeiro de 1868 Rio Tinto foi sede de concelho e era composto por sete freguesias.

1987 – A freguesia de Rio Tinto é elevada à categoria de vila pela lei n.º 16/87, de 28 de Junho

1995 – A freguesia de Rio Tinto é elevada a cidade em 21 de Junho.

Estas informações foram copiadas do site da nossa Escola: Triana

Docentes reformados ainda são úteis ás Escolas.

Docentes reformados ainda são úteis ás Escolas.
O voluntariado destes docentes para as actividades não lectivas, é muito elogiado pelo Conselho de Escolas desde que não ponha em causa o trabalho de docentes no activo.
Isto mostra que as pessoas de alguma idade apenas têm mais idade no BI, mas podem ser muito úteis na sociedade.
Claro que como sempre os sindicatos como sempre estão do contra.
Eles não vêm as mais-valias que os docentes reformados são para as nossas Escolas mesmo estando atrás de uma secretária.
Para os sindicatos quem vai para a reforma não pode ensinar os mais novos.Vivam esses docentes, que dão uma lição de vida a muitos de nós.

Violênçia Escolar.

As associações de pais de Lisboa consideram "preocupantes" os dados hoje divulgados pelo Ministério Público que demonstram que Lisboa é a região onde há mais inquéritos relacionados com casos de violência escolar: cerca de 111 em 2008.
Isidoro Roque, presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP), considera "preocupante a quantidade de processos-crime relativos a violência em ambiente escolar", defendendo a urgência no combate à violência nas escolas.
"Problemas há muitos, mas poucas soluções", argumenta Isidoro Roque numa nota, alertando para a falta de medidas aplicadas nesta matéria.
O presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap), Albino Almeida, considera igualmente "inaceitável e lamentável" que estes problemas continuem a proliferar nas escolas."
As escolas devem impor-se naquelas que são questões de comportamentos desviantes, combatendo-as através dor órgãos necessários", defendeu.
Segundo Albino Almeida é necessário e urgente, no sentido de se resolver os problemas de indisciplina, analisar cada escola, porque cada caso é um caso, e auferir as condições reunidas para combater estas situações.

Fonte: Publico

Descontos no IRS.

Quem comprou o portátil "e-escolas" (150€) pode deduzir 50% do montante gasto incluindo Programas e aparelhos de terminal.
A internet do "e-escolas" tem uma dedução de 30% como despesa de educação.

Parabéns FAPAG.

Parabéns FAPAG por estes dezanove anos de trabalho, dedicação e por ser uma parceira sempre dedicada ás AP'S, quer a partilhar connosco informação, a incentivar os pais a participar e nos incentivos financeiros em iniciativas escolares e pessoais incentivando as AP´S a fazer cada vez melhor o seu trabalho.
Que os próximos anos sejam ainda de mais colaboração, dedicação e muitos frutos de todo esse trabalho.
PARABÉNS.

Informação TIC.

Informamos todos os pais inscritos nesta acção de formação que nos foi oferecida pela FAPAG, que a mesma entrou nos acertos finais e que depois desta AP falar com os pais inscritos já teremos data para começar no inicio de Março.

Menores mais protegidos pela lei.

Nova lei deverá incluir violência doméstica e maus-tratos como impedimento para quem quer trabalhar com crianças.
A nova lei, que deverá ser aprovada em Conselho de Ministros durante este mês, revogando uma lei com dez anos, alarga o leque de profissões que passarão a estar sob uma vigilância mais apertada.Se, até agora, apenas a carreira docente dependia da ponderação dos antecedentes criminais cometidos contra crianças, a partir de agora todos os candidatos a funções ou actividades, públicas ou privadas, remuneradas ou não, em que tenham de lidar com crianças, estarão condicionados pela avaliação dos seus antecedentes criminais sobretudo em matéria de crimes contra a liberdade e a autodeterminação sexual, o que inclui abuso sexual de crianças ou menores dependentes, actos sexuais com adolescentes, recurso à prostituição de menores, lenocínio e pornografia de menores.
No caso da condenação por crimes de violência doméstica e de maus-tratos a menores, o período de inibição do exercício do poder paternal mantém como limite máximo os dez anos.
Aqui, a alteração legislativa prende-se sobretudo com o facto de a pena interditar o acesso a qualquer profissão que implique relação com menores, e que agora não acontece.

Informação.

Informamos os pais que esta AP aguarda a todo momento a data de inicio do curso do TIC.
Neste momento temos 15 inscrições, o que quer dizer que à mais vagas para quem mostrar interesse neste curso que é apenas o Módulo 1:

Módulo I

Trata-se de um curso de 12 horas, a custo reduzido, constituído por formação em introdução ao Windows, Word e Internet, com certificação DCB (Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação – ao abrigo do DL 140/2001, de 24 de Abril). Por competências básicas entendem-se 'noções de ambiente de trabalho, tratamento de texto, navegação na Internet e utilização de correio electrónico'.

Módulo II
Para quem tem já conhecimentos elementares de ambiente de trabalho, tratamento de texto, navegação na Internet, e quer ampliar os seus conhecimentos para um nível superior, pode frequentar o curso do Módulo II, com duração de 20 horas cujo conteúdo pode ler nos seguintes anexos:

Consulte o Plano de Formação

Consulte o Folheto da Formação

Fonte: CONFAP.

Como a maioria dos pais sabem, pelo menos os que compareceram na reunião e os demais que esta AP informou noutras situações, a FAPAG finacia este primeiro Módulo.