Revelamos aqui o Relatório da Avaliação Externa das Escolas ao Agrupamento de Escolas de Pedrouços que nos foi fornecido pelo Director do nosso Agrupamento.
São vários os aspectos positivos e muitos os elogios ao trabalho de todo nosso Agrupamento.
Destaco aqui alguns:
III – CONCLUSÕES DA AVALIAÇÃO POR DOMÍNIO.
1. RESULTADOS = SUFICIENTE
2. PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO = BOM
3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR = BOM
4. LIDERANÇA = BOM
5. CAPACIDADE DE AUTO-REGULAÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO = BOM
Pontos fortes
Os resultados nas provas de aferição, na disciplina de Língua Portuguesa.
A aposta na melhoria do insucesso, abandono e violência escolares, através dos planos de acção implementados no âmbito dos projectos em curso.
A existência de lideranças mobilizadoras dos diferentes agentes da comunidade escolar, que revelam motivação e empenho na construção de uma escola inclusiva.
A acção dos Serviços Especializados de Apoio Educativo e de Psicologia e Orientação na prevenção e resposta adequada às situações de risco e de exclusão escolar e sociais.
A diversificação da oferta educativa e formativa que se revela ajustada à população escolar e garante a ocupação plena dos tempos escolares e uma grande abrangência do currículo.
As parcerias e protocolos estabelecidos com entidades públicas e privadas para garantir a melhoria do serviço educativo prestado.
Pontos fracos
As elevadas taxas de retenção e de desistência em todos os ciclos, bem como o insuficiente desempenho dos alunos nos exames do 9.º ano e nas provas de aferição na disciplina de Matemática.
A indisciplina dos alunos, com ocorrências acentuadas, em contexto de sala de aula.
A reduzida participação dos alunos na elaboração dos principais documentos orientadores do Agrupamento e das regras de conduta a assumir no espaço escolar.
A insuficiente articulação curricular inter ciclos e a ausência de acompanhamento directo da prática lectiva em contexto de sala de aula.
Como podem ver, para um Agrupamento que estava constantemente a ser classificado por um Agrupamento de risco, que era mal organizado, que não tinha liderança, que até foi destacada nos pontos fortes neste relatório: “A existência de lideranças mobilizadoras dos diferentes agentes da comunidade escolar, que revelam motivação e empenho na construção de uma escola inclusiva.”
Agora podemos ver o porquê de o Conselho Executivo ter ganho o cargo de Director isto mesmo antes de ter saído o relatório, pois as pessoas não precisaram de algo que vinha em papel para ver algo que estava à vista de todos.
Mas mesmo antes da tomada de posse foi chegado a nós este relatório que só veio confirmar que esta tomada de posse estava certa.
Este relatório confirma também o excelente trabalho de todas/os os coordenadores das demais Escolas do Agrupamento, pois sem seu contributo, (claro que houve falhas e muitas) de alguns/mas, mas no geral creio que podemos dizer que foi mais que positivo.
Os pais também tiveram um forte contributo, estando eu a lembrar-me por exemplo da nossa AP da Triana, da AP da EB1 de Pedrouços, da AP da EB1 da Giesta, enfim das com quem eu mais vi empenho para que a ligação Escola /Pais desse certo.
Das que mais apareceram nas reuniões para assuntos do Agrupamento.
Parabéns a todos e que no novo ano lectivo possamos fazer muito melhor.
Boas férias, mas não se esqueçam das vossas AP`s.
Link do Relatório.
Daniel Fernandes.
Sem comentários:
Enviar um comentário