I made this widget at MyFlashFetish.com.

Magalhães.

Porque uma AP nunca está de férias e está sempre atentas as necessidades de informação de todos nós, venho informar os pais desta nossa AP e da Escola em geral, de que me desloquei às instalações da Escola sede do nosso Agrupamento para receber informação do Portátil Magalhães.
A informação que me foi dada foi de que seis meses após o Agrupamento ter enviado os nomes dos alunos, foi pedido novamente que fossem enviados os mesmos dados, logo agora que as Escolas estão atarefadas com o inicio do ano lectivo.
Contudo já temos pais a receber as referências multibanco para pagar o Magalhães o que indica que os dados chegaram ao seu destino.
Mas mesmo depois de se terem me acabado as férias laborais, irei procurar saber e informar os pais de toda informação possível e de interesse de todos nós junto da Escola.
Para isso estamos numa AP, para trabalhar em conjunto, para partilhar informação.

Informo também que:

O pagamento dos Magalhães, nos casos em que a isso os pais sejam obrigados, estão a receber informação por sms devendo, em todas, constar a entidade 11023.

O acesso à Internet neste programa é facultativo.

Daniel Fernandes.

Avaliação Externa das Escolas.

Revelamos aqui o Relatório da Avaliação Externa das Escolas ao Agrupamento de Escolas de Pedrouços que nos foi fornecido pelo Director do nosso Agrupamento.
São vários os aspectos positivos e muitos os elogios ao trabalho de todo nosso Agrupamento.
Destaco aqui alguns:

III – CONCLUSÕES DA AVALIAÇÃO POR DOMÍNIO.

1. RESULTADOS = SUFICIENTE

2. PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO = BOM

3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR = BOM

4. LIDERANÇA = BOM

5. CAPACIDADE DE AUTO-REGULAÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO = BOM

Pontos fortes

􀂃 Os resultados nas provas de aferição, na disciplina de Língua Portuguesa.

􀂃 A aposta na melhoria do insucesso, abandono e violência escolares, através dos planos de acção implementados no âmbito dos projectos em curso.

􀂃 A existência de lideranças mobilizadoras dos diferentes agentes da comunidade escolar, que revelam motivação e empenho na construção de uma escola inclusiva.

􀂃 A acção dos Serviços Especializados de Apoio Educativo e de Psicologia e Orientação na prevenção e resposta adequada às situações de risco e de exclusão escolar e sociais.

􀂃 A diversificação da oferta educativa e formativa que se revela ajustada à população escolar e garante a ocupação plena dos tempos escolares e uma grande abrangência do currículo.

􀂃 As parcerias e protocolos estabelecidos com entidades públicas e privadas para garantir a melhoria do serviço educativo prestado.

Pontos fracos

􀂃 As elevadas taxas de retenção e de desistência em todos os ciclos, bem como o insuficiente desempenho dos alunos nos exames do 9.º ano e nas provas de aferição na disciplina de Matemática.

􀂃 A indisciplina dos alunos, com ocorrências acentuadas, em contexto de sala de aula.

􀂃 A reduzida participação dos alunos na elaboração dos principais documentos orientadores do Agrupamento e das regras de conduta a assumir no espaço escolar.

􀂃 A insuficiente articulação curricular inter ciclos e a ausência de acompanhamento directo da prática lectiva em contexto de sala de aula.

Como podem ver, para um Agrupamento que estava constantemente a ser classificado por um Agrupamento de risco, que era mal organizado, que não tinha liderança, que até foi destacada nos pontos fortes neste relatório: “A existência de lideranças mobilizadoras dos diferentes agentes da comunidade escolar, que revelam motivação e empenho na construção de uma escola inclusiva.”
Agora podemos ver o porquê de o Conselho Executivo ter ganho o cargo de Director isto mesmo antes de ter saído o relatório, pois as pessoas não precisaram de algo que vinha em papel para ver algo que estava à vista de todos.
Mas mesmo antes da tomada de posse foi chegado a nós este relatório que só veio confirmar que esta tomada de posse estava certa.
Este relatório confirma também o excelente trabalho de todas/os os coordenadores das demais Escolas do Agrupamento, pois sem seu contributo, (claro que houve falhas e muitas) de alguns/mas, mas no geral creio que podemos dizer que foi mais que positivo.
Os pais também tiveram um forte contributo, estando eu a lembrar-me por exemplo da nossa AP da Triana, da AP da EB1 de Pedrouços, da AP da EB1 da Giesta, enfim das com quem eu mais vi empenho para que a ligação Escola /Pais desse certo.
Das que mais apareceram nas reuniões para assuntos do Agrupamento.
Parabéns a todos e que no novo ano lectivo possamos fazer muito melhor.
Boas férias, mas não se esqueçam das vossas AP`s.

Link do Relatório.

Daniel Fernandes.

Perto de 6000 trabalhadores não docentes com contrato a termo vão ter estabilidade de emprego.

Dos cerca de 38 000 trabalhadores não docentes das escolas, os 5977 funcionários com contratos de trabalho a termo vão ter estabilidade de emprego.
Neste sentido, 3531 vão passar a efectivos através da abertura de um procedimento concursal que possibilite a passagem dos actuais contratos de trabalho a termo resolutivo a contratos de trabalho por tempo indeterminado.
Para além destes trabalhadores, 1768, com contrato a termo, vão ver o seu contrato renovado por mais dois anos, sendo que 670 já tinham renovado até 2011.
Por outro lado, o Ministério da Educação (ME) está a desenvolver contactos com a autarquias para proceder do mesmo modo relativamente aos trabalhadores não docentes colocados nas escolas que foram transferidas para as Câmaras Municipais.
De acordo com os protocolos assinados entre o ME e as autarquias, no âmbito da transferência de competências para os municípios, dos cerca de 11 000 funcionários não docentes transferidos, 1500 tinham contratos a termo.
Destes 1500, 804 vão passar a efectivos através da abertura de um procedimento concursal, tendo em vista a passagem dos actuais contratos de trabalho a termo resolutivo a contratos de trabalho por tempo indeterminado, 450 vão ver o contrato renovado até 2011, 250 já tinham sido renovados até 2011 e os restantes já tinham contratos definitivos.

Fonte: ME

Gripe A.

INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS
ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO, NO SITE DA FAPAG.

MAIS VALE PREVENIR QUE DEPOIS LAMENTAR.

Boletim dos Professores n.º 16.

O Boletim dos Professores n.º 16, mais uma vez é aqui distribuido no interesse de melhor informar a todos sobre o que os nossos Docentes têm feito pelas mais diversas Escolas nesta nossa Nação.

Link:Boletim dos Professores

Fonte: ME

Manuais Escolares 2009/2010

Porque aqui já tinha mencionado que esta AP não pára nas férias, pois o caminho a percorrer não nos dá descanso e não queremos deixar de andar informados, eis que depois do Calendário Escolar, aqui deixo os Manuais Escolares para o ano Escolar 2009/10.
A confirmar junto dos Docentes da nossa Escola, pois podem os manuais não ser só estes.
Fonte: Site da EB23 de Pedrouços a quem agradeçemos a informação prestada.
Daniel Fernandes.