I made this widget at MyFlashFetish.com.

Portátil Magalhães começa a ser distribuído aos alunos do 1.º ciclo




Concebido para crianças dos 6 aos 11 anos, o computador é gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da Acção Social Escolar, tem o custo de 20 euros para os do segundo escalão, e de 50 euros para os restantes.

Para obterem os computadores, os pais ou encarregados de educação devem contactar os professores dos seus filhos. Mediante a atribuição de um código, a escola efectua o pedido através do portal e-escolinha .



Características do portátil:
Por ser destinado a crianças do 1.º ciclo, o Magalhães é um computador portátil leve e de dimensão adequada aos seus utilizadores, sendo resistente ao choque e aos líquidos.

O computador possui, entre outras, as seguintes características:

1 GB DDR2 de memória RAM;
Disco com 30 GB;
Placa gráfica;
Sistema áudio com colunas e microfone incorporado;
Wi-fi;
Câmara;
Garantia de 2 anos.


Para além destas características, o portátil permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas e possui dois sistemas operativos diferentes, o Microsoft Windows e o Linux, que incluem vários programas educativos e mecanismos de segurança.

O Magalhães inclui programas educativos destinados à aprendizagem da Língua Portuguesa, do Inglês, da Matemática e do Estudo do Meio, bem como um dicionário, um atlas e uma enciclopédia.

É de destacar a inclusão do programa No work, no play, que funciona com base num sistema de créditos que só permite o acesso aos jogos por parte dos alunos com os trabalhos de casa realizados.
Em matéria de segurança na utilização da Internet, os dois sistemas possibilitam um controlo, por parte dos pais. Assim, os pais têm a possibilidade de filtrar o acesso a aplicações, software e sítios da Internet. Podem ainda definir em que período do dia os filhos acedem à Internet.

Para melhor preparar os professores para explorarem as potencialidades do portátil, 1200 coordenadores TIC estão a receber formação, desde dia 16, como objectivo de partilharem esses conhecimentos com os professores do 1.º ciclo do ensino básico.

Estas acções de formação incidem sobre a utilização pedagógica em ambiente colaborativo de sala de aula, segurança na Internet e possibilidades de supervisão por parte dos encarregados de educação.

Fonte: ME

Sem comentários: